Produção de composto orgânico na comunidade do Tatu, município de Valença/Ba - Brasil
PDF

Palavras-chave

Sensibilização
aproveitamento
experiência

Como Citar

Nascimento, W. de A. (2009). Produção de composto orgânico na comunidade do Tatu, município de Valença/Ba - Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8801

Resumo

Desenvolveu-se a sensibilização da comunidade do Tatu, distrito do Guerém no município de Valença/Ba - Brasil em produzir composto orgânico a partir da casca do cacau (Theobroma cacao. L) e esterco bovino enriquecido com cinzas de madeira. Se tratando do fato de que o município se enquadra na região cacaueira do estado baiano. Onde os resíduos produzidos após o aproveitamento das amêndoas eram descartados desconsiderando seu auto potencial nutritivo como substrato para produção de mudas. O composto obedeceu ao critério de estabelecer um percentual por volta de 70% de material volumoso rico em C e 30% de material rico em N. Dessa forma, utilizou-se a casca do cacau como fonte principal de C, enquanto que o esterco bovino ocupou o espaço de fonte doadora de N. Espera-se que tal experiência possa trazer redução de custos para os produtores na produção de mudas, além de reduzir a utilização de fertilizantes químicos e a degradação ao meio ambiente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.