O Programa Cidadão Profissional e a Nova PNATER na Busca pelo Desenvolvimento Rural Sustentável
PDF

Palavras-chave

extensão rural
transição agroecológica
agroecologia

Como Citar

Mesquita, A. O., da Cunha, F. A. D., & Michellon, E. (2009). O Programa Cidadão Profissional e a Nova PNATER na Busca pelo Desenvolvimento Rural Sustentável. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8800

Resumo

O texto aborda a experiência do Programa Cidadão Profissional – Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER/UEM, ocorrido no ano de 2007 nos municípios de Cruzeiro do Sul e Paranacity, no noroeste do estado do Paraná – Brasil. O Programa seguiu as diretrizes da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER e utilizou-se dos princípios da agroecologia como ferramenta orientadora da ação extensionista. O trabalho baseou-se em metodologias participativas de extensão rural como reuniões técnicas, grupos de troca de experiências e excursões. Foram atendidas 65 famílias . Os resultados alcançados mostram que os agricultores avançam no processo de transição agroecológica quando existe uma ação direcionada para esse processo, o que torna evidente a importância do Estado e das políticas públicas na construção do desenvolvimento sustentável no meio rural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.