Extensão Participativa e Assistência Técnica Agronômica a Agricultores Familiares para Reprodução de Variedades de Milho Crioulo
PDF

Palavras-chave

sementes crioulas
autonomia do agricultor
agricultura familiar.

Como Citar

Lima, T. M., Santos, P. F., Assunção, H. F., & Ribeiro, D. D. (2009). Extensão Participativa e Assistência Técnica Agronômica a Agricultores Familiares para Reprodução de Variedades de Milho Crioulo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8795

Resumo

Com este trabalho objetiva-se apresentar os resultados da assistência técnica agronômica fornecida aos agricultores familiares, de acordo com as atividades previstas no “Projeto Sementes”, que vem orientando-os tecnicamente para atividades de reaplicação, produção e conservação de sementes de milho crioulo. A condução dos trabalhos de extensão se baseia na metodologia participativa, levando-se em consideração as experiências dos agricultores. O projeto, pautado no plantio do milho, cuja meta é contribuir com a retomada da autonomia do agricultor familiar a partir da produção de suas próprias sementes. O cultivo do milho servirá como fomento à reforma das pastagens degradadas. Nesta perspectiva a assistência agronômica tem tido resultados satisfatórios pela mobilização dos produtores em reproduzir suas próprias sementes, garantindo a fabricação de silagem, de rações e a reforma das pastagens.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.