Perfil Socioeconômico e Alimentar e Manejo Cultural de Agricultores do Município de Alagoa Nova/PB
PDF

Palavras-chave

meio ambiente
alimentação
tratos culturais

Como Citar

Xavier, J. de F., Alves dos Santos, S., dos Santos de Albuquerque, R., & Brito, L. (2009). Perfil Socioeconômico e Alimentar e Manejo Cultural de Agricultores do Município de Alagoa Nova/PB. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8793

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil socioeconômico e alimentar dos agricultores, bem como o manejo cultural da agricultura no Município de Alagoa Nova/PB. Aplicou-se 50 questionários. Variáveis analisadas: escolaridade: fundamental I incompleto (34%); renda mensal: um salário mínimo (36%); alimentação: consumo de verduras e legumes duas a três vezes por semana (42%); consumo de carne (52%); consumo de frutas duas a três vezes na semana (64%); água para consumo humano: tratamento: filtração (60%); armazenamento da água; filtro (36%); origem: poços tubulares (44%). Tratos culturais: 61% não recebem orientações; defensivos químicos: 90% não utilizam e 98% não fazem uso da adubação química; defensivos orgânicos: 78% dos agricultores fazem uso e 60% utilizam adubação orgânica. É notório que os agricultores estão cada vez mais preocupados com a qualidade do meio ambiente, dos alimentos e da saúde, tanto no ponto de vista individual quanto coletivo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.