Fortalecimento da Ovinocultura de Corte no município de Dormentes, Alto Sertão de Pernambuco
PDF

Palavras-chave

método Famacha
pesquisa participativa
desempenho produtivo

Como Citar

Nogueira, D. M., Nascimento, T. V. C., de Moraes, S. A., & de Macedo, M. M. (2009). Fortalecimento da Ovinocultura de Corte no município de Dormentes, Alto Sertão de Pernambuco. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8791

Resumo

Esse trabalho foi realizado através de pesquisas participativas com a Associação dos Produtores do Sítio Pimenta, localizada no município de Dormentes-PE. Objetivou-se com esse trabalho melhorar o desempenho produtivo de ovinos de corte através do controle da verminose e do uso de estratégias de suprimento alimentar durante a época seca do ano. Foi observado que o número de animais vermifugados diminuiu com o passar do tempo, sendo, vermifugados, inicialmente, 70,97% dos animais e, ao final, a redução da aplicação anti-helmíntica para valores inferiores a 10% do rebanho. Os suplementos alimentares avaliados mostram-se adequados para o ganho de peso e manutenção da atividade reprodutiva das ovelhas durante a época seca do ano. Os produtores participaram ativamente das atividades e passaram a aplicar as técnicas utilizadas nas pesquisas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.