Seleção de Isolados de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae visando o controle da lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (Smith,1797) (Lepidoptera: Noctuidae).
PDF

Palavras-chave

Fungos Entomopatogênicos
Controle Microbiano
Manejo Integrado de Pragas.

Como Citar

Thomazoni, D., Mamprim, A. P., di Francisco, L., Martinelo, L., Calixto Marchese, L. P., Formentini, M. A., Pereira Fanti, A. L., & Angeli Alves, L. F. (2009). Seleção de Isolados de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae visando o controle da lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (Smith,1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8787

Resumo

Objetivou-se selecionar isolados de fungos entomopatogênicos, visando sua utilização no controle da lagarta-do-cartucho. Foram testados 50 isolados de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae. Lagartas de 3o ínstar foram imersas em suspensões de conídios (padronizadas em 1×109conídios/mL) por 10 segundos. Posteriormente, foram individualizadas em placas de Petri, contendo dieta artificial, sendo incubadas em câmara tipo B.O.D. (26±1°C e fotofase de 14 h) e avaliadas durante 10 dias. Verificou-se que os isolados de B. bassiana foram mais eficientes, ocorrendo o pico de mortalidade no 4o dia após a inoculação. O isolado Unioeste 26 foi o mais eficiente em relação aos demais isolados, alcançando 44,4% de mortalidade, destacando-se também nos testes de produção de fungo. Apesar da porcentagem de mortalidade considerada baixa, tais estudos evidenciam o potencial dos fungos entomopatogênicos como promissores agentes de controle da praga.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.