Estágio Curricular em Agroecologia: Uma Experiência Viva
PDF

Palavras-chave

AJOPAM
técnico em agropecuária
agricultura familiar

Como Citar

PIMENTA, A. C., Silva, P. S. da R. e, Turchen, L. M., & Piaia, I. I. (2009). Estágio Curricular em Agroecologia: Uma Experiência Viva. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8786

Resumo

O estágio curricular é um dos requisitos para formação do técnico em agropecuária. Historicamente, no IFMT Campus São Vicente os estágios têm acontecido em atividades ligadas ao agronegócio, com destaque para pecuária extensiva e monoculturas de soja e algodão, resultando em vivências voltadas à manutenção desse modelo de exploração agropecuária. Contrapondo-se a este modelo, novas experiências, onde os alunos vivenciam as rotinas de agricultores agroecológicos, estão sendo implementadas, contribuindo para o estabelecimento de uma nova visão da atuação do técnico em agropecuária, integradora e holística. Dentre essas vivências, relata-se aqui experiência de estágio curricular na cidade de Juína, MT, na AJOPAM, entidade de pequenos produtores rurais que adota práticas agroecológicas. Nesse estágio, aluno do Curso Técnico em Agropecuária vivenciou as rotinas das famílias envolvidas com a produção agroecológica, considerando os aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais envolvidos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.