Utilização de Folhas da Bananeira no Controle de Nematódeos Gastrintestinais de ovinos na Região Semiárida
PDF

Palavras-chave

Caatinga
Musa sp.
ovinos
plantas medicinais

Como Citar

Nogueira, D. M., Nascimento, T. V. C., & de Araújo, M. M. (2009). Utilização de Folhas da Bananeira no Controle de Nematódeos Gastrintestinais de ovinos na Região Semiárida. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8782

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito da administração de folhas da bananeira sob a variação de peso corporal e efeito anti-helmíntico em cordeiros mantidos em pastagem nativa da Caatinga. Foram utilizados 24 ovinos, machos e distribuídos homogeneamente em três grupos: 1) Controle (n=8) acesso exclusivo à Caatinga; 2) Folhas 1x (n=8) folhas da bananeira uma vez por semana, e 3) Folhas 2x (n=8) folhas da bananeira por duas vezes na semana. Foram realizadas sete observações, em intervalos de 14 dias, perfazendo um total de 98 dias. Foi observado que o grupo controle apresentou significativa (P<0,05) perda de peso em comparação aos grupos alimentados com folhas da bananeira. Durante o período experimental, a média do OPG foi de 612 ovos. A coprocultura apresentou 33,3 a 72,9% de larvas de Trichostrongylus spp. Nas condições desse trabalho, o consumo das folhas da bananeira manteve o peso dos animais durante o período seco e não influenciou no controle de nematódeos gastrintestinais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.