Aspectos Biológicos de Coleomegilla maculata (DeGeer) (Coleoptera: Coccinellidae) Alimentada com Três Diferentes Presas
PDF

Palavras-chave

Joaninha
consumo de alimentos
controle biológico
insetos pragas

Como Citar

Fernandes da Silva, I., Cruz, I., Gangana Castro, A. L., Esteves Ferreira, T., de Souza Paula, C., de Jesus Menezes, A. P., & Lopes Leão, M. (2009). Aspectos Biológicos de Coleomegilla maculata (DeGeer) (Coleoptera: Coccinellidae) Alimentada com Três Diferentes Presas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8780

Resumo

Medidas alternativas de controle de pragas agrícolas têm sido demandadas pelo segmento do agronegócio, especialmente devido aos problemas advindos do uso indiscriminado de inseticidas químicos. Estas medidas ainda são mais demandadas na agroecologia e agricultura orgânica. O controle biológico pode ser uma alternativa viável na supressão das pragas nestes sistemas de produção. São vários os agentes de controle biológico natural das pragas. No entanto, para o uso efetivo destes agentes são necessárias pesquisas sobre as potencialidades de cada organismo. O trabalho foi realizado na Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas MG, com o predador Coleomegilla maculata oferecendo como fonte de alimento, ovos de Spodoptera frugiperda, ninfas e adultos Schizaphis graminum e ovos de Anagasta kuehniella. Os resultados indicaram que todas as presas propiciaram desenvolvimento adequado do predador, com viabilidade total variando entre 77 e 90%.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.