Gestão Agroecológica da Agricultura Familiar no Assentamento Carlos Lamarca: Integrando Renda, Trabalho e Segurança Alimentar
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento sustentável
Reforma Agrária
Agroecologia.

Como Citar

Sturaro, M. R. V. (2009). Gestão Agroecológica da Agricultura Familiar no Assentamento Carlos Lamarca: Integrando Renda, Trabalho e Segurança Alimentar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8779

Resumo

A agroecologia possui definição abrangente, porém um objetivo bastante específico trabalhando em conjunto os fatores humanos, produtivos e ambientais relacionando-os de maneira harmoniosa na busca da sustentabilidade da propriedade rural e do crescimento dos recursos financeiros, sociais e culturais de uma comunidade. A transição da agricultura convencional para a agroecológica não ocorre de forma brusca e necessita ser estudada com cautela e propriedade para que seja realizada com sucesso. O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é uma ferramenta muito simples e precisa na constatação da realidade de uma comunidade. Por esse motivo ele foi escolhido pela equipe de Agroecologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel, para explicitar os principais pontos a serem trabalhados no decorrer do projeto, iniciado em abril de 2009, e em andamento no Assentamento Carlos Lamarca no município de Congonhinhas – PR, com duração de vinte e um meses.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.