Qualidade Física Do Solo Nas Entrelinhas De Três Diferentes Plantios
PDF

Palavras-chave

resistência à penetração
densidade do solo
densidade de partículas
umidade do solo

Como Citar

Campanharo, W. A., Viganô Sperandio, H., Avelino Cecilio, R., Roldi Guariz, H., Patricio de Hollanda, M., & Fanchioti del Caro, C. (2009). Qualidade Física Do Solo Nas Entrelinhas De Três Diferentes Plantios. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8773

Resumo

A avaliação da qualidade física do solo baseada na determinação da resistência do solo à penetração (RP) proporciona a identificação de valores limitantes ao crescimento das raízes, logo, ao desenvolvimento da cultura. O manejo agrícola do solo pode provocar alterações na RP, modificando-a de forma negativa, ocasionado compactação, devido à degradação da estrutura do solo. Com isso, avaliou-se a diferença existente entre a RP nas entrelinhas de cultivos de café (CAF), eucalipto (EUC) e um consórcio entre essas duas espécies (CON), nos 30 cm superficiais do solo, relacionando-a com a umidade e densidade do solo. O delineamento utilizado para comparar os resultados foi o fatorial, com 6 repetições para RP, coletando informações a cada 5 cm, e o delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições para a umidade e densidades. Sendo assim, não houve interação significativa ao nível de 10% de probabilidade para a RP correlacionando profundidade com tipo de cobertura vegetal.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.