Produção de Leite na Grande Florianópolis: Percepção dos Agricultores Familiares sobre a Transição do 'Semi-confinamento Tradicional’ para o Pastoreio Voisin
PDF

Palavras-chave

atividade leiteira
agricultura familiar
sustentabilidade
Pastoreio Voisin
agroecologia
manejo de pastagem

Como Citar

Bauer, E., Schmitt F., A. . . L., Epping, J., & Farley, J. (2009). Produção de Leite na Grande Florianópolis: Percepção dos Agricultores Familiares sobre a Transição do ’Semi-confinamento Tradicional’ para o Pastoreio Voisin. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8763

Resumo

A pecuária leiteira é uma importante atividade geradora de renda se caracterizando como um forte fator de permanência das famílias nos estabelecimentos rurais. O Pastoreio Voisin tem se mostrado como uma alternativa agroecológica à produção convencional para a agricultura familiar. Neste estudo, avaliou-se a percepção dos agricultores sobre o Pastoreio Voisin utilizado para a produção de leite. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista estruturada a 15% dos produtores do laticínio Doerner/Grande Florianópolis que usam o sistema à no mínimo 4 anos. Para os agricultores o Pastoreio Voisin proporcionou ganhos sociais, econômicos e ambientais. De acordo com os dados, a produção de pasto e o tamanho do rebanho aumentaram em todas as propriedades, enquanto que a carga de trabalho diminuiu. A produção diária aumentou em 80%, e a produção por animal em 73% das propriedades. A ocorrência de carrapatos diminuiu em 73% e a ocorrência de mastites em 80% das propriedades. O uso de agrotóxicos foi eliminado em 60% das propriedades, enquanto o acesso dos animais aos rios foi restrito em 59%.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.