Identificação de Alternativas Sustentáveis e Manejo Agroecológico na Microrregião do Curimataú Ocidental da Paraiba
PDF

Palavras-chave

Recursos Naturais
Sustentabilidade

Como Citar

Almeida Souto, E., de França Xavier, J., Macedo Gomes, C. A., Vicente da Silva Souza, G. A., Ferreira Leite, S., & Ribeiro Alves, L. (2009). Identificação de Alternativas Sustentáveis e Manejo Agroecológico na Microrregião do Curimataú Ocidental da Paraiba. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8759

Resumo

O uso inadequado e indiscriminado da caatinga favorece uma série de problemas, como perda da biodiversidade. Devastada, inicialmente pela pecuária e práticas agrícolas rudimentares, nas últimas décadas, este bioma tem sido destruído ou seriamente descaracterizado. O trabalho objetivou identificar as alternativas agroecológicas no Sítio Riacho de Santo Antônio e Sítio Capunga, município de Soledade, e Sítio Miramar, município de Olivedos, Paraíba. No Sítio Riacho de Santo Antônio observou-se o emprego sustentável como biodigestor, criação de animais, fabricação de queijo, barragem subterrânea, açude e cisterna. O Sítio Capunga adotou o turismo ecológico como fonte de renda alternativa. O Sítio Miramar pratica agricultura orgânica, produção de leite, captação de água através de açude e cisterna. O esgotamento dos recursos naturais despertou o interesse dos proprietários em buscar o manejo sustentável com viabilidade econômica e adequada à região garantindo a sobrevivência familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.