Estudo da rejeição de vacas ao pastoreio no entorno de bolos fecais
PDF

Palavras-chave

Etologia Aplicada
comportamento animal
zootecnia
extensionista

Como Citar

Zanin, M., Hotzel, M. J., Berton, C. T., & Pinheiro Machado Filho, L. C. (2009). Estudo da rejeição de vacas ao pastoreio no entorno de bolos fecais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8756

Resumo

O Brasil possui cerca de 200 milhões de hectares cobertos por pastagens, sendo estas responsáveis por grande parte dos 25 bilhões de litros de leite e de 7,9 bilhões de kg de carne produzidos por ano. Porém, ocorre um desperdício destas pastagens, pois, o gado bovino rejeita a pastagem contaminada pelos seus dejetos. O objetivo foi avaliar essa rejeição encontrada e avaliar o período necessário para o animal voltar a se alimentar desse pasto. Foi utilizando 4 piquetes e feito 3 avaliações a cada 21 dias, medindo o pasto ao redor de bolos fecais demarcados, utilizando lotes de desnate e de repasse. Aos 63 dias foram coletados pasto de dentro e fora da área estudada para avaliação bromatológica. Não houve diferença de rejeição entre os lotes de desnate e repasse, e estes voltaram a se alimentar dentro da área após 63 dias. O valor nutritivo do pasto dentro da área de estudo foi igual ao valor do de fora desta.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.