Efeito da espécie e época de manejo de leguminosas sobre as ervas em cafezal cultivado no sistema orgânico na Zona da Mata de Minas Gerais.
PDF

Palavras-chave

Supressão
adubos verdes
café.

Como Citar

Moreira, G. M., Barrella, T. P., de Oliveira, R. M., Pereira, L. C., Goulart, P. L., Silva Santos, R. H., & Fontanétti, A. (2009). Efeito da espécie e época de manejo de leguminosas sobre as ervas em cafezal cultivado no sistema orgânico na Zona da Mata de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8753

Resumo

Um dos principais desafios da agricultura orgânica é o manejo de ervas espontâneas. A utilização de adubos verdes pode ser uma boa alternativa para mitigar esse problema. O presente trabalho teve como objetivo avaliar supressão de duas leguminosas manejadas em épocas diferentes sobre ervas em um cafezal orgânico. Trabalho desenvolvido no município de Rio Pomba MG, tratamentos consistiram de um fatorial (2x4)+1, sendo dois adubos verdes (Feijão-de-porco e Lab-lab) e 4 períodos de manejo das leguminosas, 1, 2, 3 e 4 meses de idade mais uma testemunha. Quanto maior tempo o adubo verde permanece no campo, maior seu acúmulo de massa e consequentemente maior efeito sobre a supressão de ervas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.