Avaliação Do Uso De Diferentes Biofertilizantes na Produção Orgânica De Feijão (Phaseolus vulgaris).
PDF

Palavras-chave

Urina animal
Supermagro
Uréia natural

Como Citar

Plucinski Filho, L. C., Godoy, W. I., Cieslik, L. F., Dahmer, M. A., & da Silva, C. L. (2009). Avaliação Do Uso De Diferentes Biofertilizantes na Produção Orgânica De Feijão (Phaseolus vulgaris). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8751

Resumo

Com o objetivo de avaliar a eficiência da aplicação foliar de alguns biofertilizantes na cultura do feijoeiro, cultivado sob uma perspectiva agroecológica, foi conduzido na safra 2007/2008, um experimento a campo na UTFPR, no município de Pato Branco (PR). Os produtos avaliados foram: “supermagro” (5%), “uréia natural” a base de MB-4 a (5 e 10%), e urina animal (2 e 10%). As variáveis analisadas foram: Rendimento (kg.ha-1) e peso de mil grãos (g). Os resultados evidenciaram não existir diferença de produtividade entre os tratamentos em função da fonte e concentração de biofertilizante. Tanto a urina animal, quanto a “uréia natural” e o “supermagro”, devem ser utilizados em concentrações menores, proporcionando maior equilíbrio nutricional da planta. Além disso, o uso deste tipo de biofertilizante propicia maior relação custo-benefício, seja com relação ao aspecto econômico da produção e/ou ambiental.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.