Efeito da escarificação mecânica e da aplicação de acido giberélico em diferentes concentrações na germinação e crescimento de Caesalpinia ferrea Mart. Leguminosae
PDF

Palavras-chave

Pau-ferro
germinação
produção de mudas.

Como Citar

Pereira, Z. V., Berselli, C., Lopes Fernandes, S. S., Gomes, C. F., & Lobtchenko, G. (2009). Efeito da escarificação mecânica e da aplicação de acido giberélico em diferentes concentrações na germinação e crescimento de Caesalpinia ferrea Mart. Leguminosae. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8741

Resumo

Este trabalho teve objetivou avaliar os efeitos da aplicação de diferentes concentrações de ácido giberélico na germinação e no desenvolvimento de inicial de plântulas de Caesalpinia ferrea escarificadas mecanicamente. O experimento foi montado em bandeja, cada tratamento teve quatro repetições de 25 sementes, que após escarificação foram submetidas à imersão por 1 hora em solução de ácido giberélico nas concentrações de 0 (T1), 50 (T2), 100 (T3), 150 (T4) e 200 mg L-1 (T5). Além destes tratamentos montou-se um lote como testemunha com sementes sem escarificar. As concentrações utilizadas de GA3 quando aplicadas em sementes escarificadas por um período de uma hora não influenciaram na porcentagem de germinação e no Índice de Velocidade de Germinação. De maneira geral, a escarificação mecânica acrescida de 100 mg L-1 de GA3 mostrou-se mais eficiente no crescimento das mudas, como também no maior conteúdo de massa fresca e seca da parte aérea. A escarificação mecânica sem o incremento de giberelina não promoveu aumento no peso de matéria fresca da raiz e parte aérea.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.