A Agroecologia no Processo de Ensino e Aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Curso de Formação/Agroecologia/Ensino aprendizagem

Como Citar

Trindade de Sousa Vieira, A. M., Marcos Santana, D., Umbelino Leite, J., Lima dos Santos, W., Eduardo de Araújo, A., & do Nascimento Santos, F. (2009). A Agroecologia no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8735

Resumo

Essa experiência foi desenvolvida dentro de um projeto de formação direcionado a jovens agricultores e filhos de agricultores familiares, no qual foram ministrados módulos direcionados à formação de agentes para promoção do desenvolvimento rural sustentável, especialmente para uso de técnicas de produção agrícola sustentável. Dentre eles o curso de “introdução à agroecologia” desencadeou reflexões sobre alternativas para reparar os danos causados pela agricultura convencional e garantir uma produção sustentável de maneira que não comprometa a preservação dos recursos naturais. A experiência de ensino aconteceu na Universidade Federal da Paraíba - Campus III, na cidade de Bananeiras, que está localizada na microrregião do brejo, dentro da mesorregião do agreste do estado da Paraíba/Brasil e envolveu jovens de comunidades rurais localizadas nos territórios do Curimataú da Borborema e da Zona da Mata do estado da Paraíba e tem como principais parceiros a ONGIFA, STR Arara-PB, STR Casserengue-PB, Secretarias Municipais, Escolas Municipais Rurais de Arara e Algodão de Jandaíra, Comissão Pastoral da Terra-PB, EMBRAPA, ARRIBAÇÃ e AS-PTA.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.