Métodos de bacterização e promoção de crescimento em melancia com utilização de bactérias epifíticas.
PDF

Palavras-chave

Citrullus lanatus L.
isolados bacterianos
inoculação.

Como Citar

Carvalho, F. C. Q., da Silva, J. R., Carvalho, L. N. de J., Carvalho, R. S., & da Paz, C. D. (2009). Métodos de bacterização e promoção de crescimento em melancia com utilização de bactérias epifíticas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8730

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de avaliar os efeitos de bactérias epifíticas no crescimento de mudas de melancia (Citrullus lanatus L.), sob diferentes formas de bacterização. Os isolados bacterianos C116, HPF14, RAB7, RAB9, HNF15 e HPS6 foram utilizados na forma de quatro métodos de bacterização: bacterização de sementes (BS), imersão de raízes (IR), infestação do substrato (IS) e pulverização das folhas (PF). O delineamento foi inteiramente casualizado, com 25 tratamentos e cinco repetições. Foram avaliados os seguintes parâmetros de crescimento: Altura da parte aérea (APA), Comprimento do Sistema radicular (CSR), Matéria seca da parte aérea (MSA) e Matéria seca do sistema radicular (MSR). Os dados foram analisados por meio de análise de variância e pela aplicação do teste de agrupamento de Scott – Knott ao nível de 5% de probabilidade. Todos os isolados testados foram expressivos na promoção de crescimento de melancia, destacando-se os métodos BS, IS e PF.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.