Do Trabalho Pastoral ao Pastoreio Racional: Vida e Produção Agroecológica da Família Gris
PDF

Palavras-chave

Agricultura familiar
PRV
agroecologia

Como Citar

Lorenzon, J. (2009). Do Trabalho Pastoral ao Pastoreio Racional: Vida e Produção Agroecológica da Família Gris. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8727

Resumo

Os movimentos sociais na região oeste de Santa Catarina tiveram grande impulso no trabalho pastoral da Diocese de Chapecó. Para a família Gris de Formosa do Sul, esse trabalho motivou o estilo de vida e a produção agroecológica. Trabalharam em grupos de famílias, em roças coletivas, produção de sementes, criação de suínos ao ar livre, comercializaram em feira, contribuíram em movimentos sociais e na pastoral, em especial a pastoral da saúde. Hoje adotam o Pastoreio Racional Voisin (PRV) na produção de leite, mantém a produção de autoconsumo, produzindo “de tudo”, com venda de produtos alimentares e plantas medicinais como complemento de renda. A qualidade de vida e a consciência familiar são consideradas como o principal resultado desta forma de vida, que obtém sucesso e alegria, na contramão do movimento de dependência e redução da diversificação, saída do campo e degradação ambiental.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.