Flutuação Populacional de Chelonus insularis Cresson (Hymenoptera: Braconidae) em em Millho Convencional e Milho Transgênico
PDF

Palavras-chave

Controle biológico
pragas
S. frugiperda
parasitóide de larva e ovo
e inimigos naturais

Como Citar

Esteves Ferreira, T., Cruz, I., Fernandes da Silva, I., Gangana Castro, A. L., Lopes Leão, M., de Souza Paula, C., & de Jesus Menezes, A. P. (2009). Flutuação Populacional de Chelonus insularis Cresson (Hymenoptera: Braconidae) em em Millho Convencional e Milho Transgênico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8724

Resumo

Chelonus insularis é um parasitóide de ovos de Spodopetra frugiperda. O inseto é utilizado no manejo de pragas com ênfase ao controle biológico que consiste no emprego de insetos benéficos para combater inseto-praga. O experimento foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG, em área de cultivo convencional, utilizando plantio direto, sem aplicação alguma de produtos químicos. Foram comparadas uma cultivar convencional com outra similar, porém, geneticamente transformada contendo o gene da bactéria Bacillus thuringiensis (milho Bt). O número de lagartas coletadas foi muito maior no milho convencional. No entanto, após duas semanas este número se igualou, provavelmente pela atuação de parasitóides como o C. insularis que foi muito maior na área cultiva com milho convencional.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.