Efeito Antialimentar do Extrato Metanólico de Annona crassiflora Mart. sobre o Percevejo Marrom Euschistus heros (Fabr. 1798) (Heteroptera: Pentatomidae)
PDF

Palavras-chave

ação anti-alimentar
E. heros feijão vagem
extratos botânicos

Como Citar

de Oliveira, A. C., & Pereira, M. J. B. (2009). Efeito Antialimentar do Extrato Metanólico de Annona crassiflora Mart. sobre o Percevejo Marrom Euschistus heros (Fabr. 1798) (Heteroptera: Pentatomidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8721

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação do extrato metanólico de Annona crassiflora (Mart.) sobre adultos de Euschistus heros (Fabr.) em laboratório. O experimento foi conduzido no Laboratório de Entomologia da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Campus de Tangará da Serra. Para avaliar a ação anti-alimentar do extrato foram utilizados 160 adultos de E. heros com dois dias de idade e 24h sem alimentação. Foram utilizadas três concentrações de extrato metanólico de A. crassiflora nas concentrações de 1,0; 2,0 e 4,0% e o controle (DMSO-Dimetilsulfoxido 40%). Cada tratamento teve quatro repetições com 10 casais cada um. As vagens foram mergulhadas por 30 segundos em cada tratamento, e secas ao ar livre por 1 hora. Após esse período foram oferecidas aos adultos por 48h. Posteriormente, as vagens foram retiradas e mergulhadas em fucsína ácida, em seguida em água e secas ao ar livre. Depois de eliminado o excesso de água foi efetuada a contagem dos pontos de alimentação na superfície externa da vagem, na superfície interna e na semente. Foram também avaliadas a mortalidade dos percevejos. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade, por meio do aplicativo estatístico SAEG. A alimentação dos adultos foi significativamente reduzida em vagens tratadas comparadas com a testemunha, baseados na contagem dos pontos de alimentação na superfície das vagens, na face interna e nas sementes. A ação anti-alimentar do extrato de A. crassiflora foi significativamente maior nas vagens tratadas com extrato metanólico a 4,0% do que a 2,0% e 1,0%. O extrato de semente de A. crassiflora pode ser uma ferramenta no manejo de combate ao E. heros.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.