Aproveitamento de Resíduos da Agroindústria do Palmito no Vale do Ribeira
PDF

Palavras-chave

compostagem
resíduos
palmito
adubo orgânico

Como Citar

Silva, F. A. M., do Prado, J. E., & da Silva, R. B. (2009). Aproveitamento de Resíduos da Agroindústria do Palmito no Vale do Ribeira. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8707

Resumo

O presente estudo objetivou, através da compostagem, produzir e caracterizar um biofertilizante a partir de resíduos gerados nas agroindústrias beneficiadoras de palmito no Vale do Ribeira. O biofertilizante foi produzido a partir dos resíduos gerados do beneficiamento de palmito de plantas de pupunha (Bactrys Gasipaes H. B. K) e de palmeira real (Archontophoenix alexandrae). As pilhas de compostagem foram montadas com aproximadamente 2 m3 de volume, em forma trapezoidal. Para a construção de cada pilha foi adicionado esterco bovino na proporção que equilibrasse a relação C/N em 30:1. Os compostos produzidos à base de resíduos da agroindústria do palmito e esterco bovino apresentaram aos 90 dias todos os requisitos exigidos pela legislação brasileira para compostos considerados de boa qualidade e com permissão para comercialização. Esses resultados reiteram a viabilidade do processo de compostagem como alternativa para valorização desses resíduos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.