Experiência Agroflorestal no Campus da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro
PDF

Palavras-chave

Sistemas Agroflorestais
autogestão
organização
movimento estudantil

Como Citar

Ribeiro Lanza, T., Angelli Valladares, J. P., Freitas do Valle, D., Pereira Conde, I., Costa Cysneiros, V., Amaral Lustosa, R., & Nogueira Fontenele, L. (2009). Experiência Agroflorestal no Campus da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8706

Resumo

Experiência agroflorestal “Rocinha” no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica – RJ. Área implantada em 2003 por estudantes moradores do Alojamento M1 e membros do GAE – Grupo de Agricultura Ecológica que possibilita o manejo de sistema agroecológico e vem sendo utilizada como forma de resistência ao tradicional conhecimento das ciências agrárias reproduzido pela universidade, sendo assim um meio de se trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão junto à comunidade acadêmica e também agricultores da baixada fluminense. Dentre os resultados mais expressivos durante esses seis anos de trabalho, é possível observar um aumento na biodiversidade de fauna e flora local, melhoria na fertilidade do solo, produção de alimentos, plantas funcionais e principalmente um reconhecimento do espaço por parte da administração superior da universidade, além da geração de conhecimento prático sobre o assunto.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.