Construindo Caminhos Para a Valorização das Sementes de Andiroba (Carapa guianensis, Aublet) a partir da Integração Entre o Saber Local e a Pesquisa-formação-desenvolvimento, no Sudeste do Pará.
PDF

Palavras-chave


Agricultores familiares agro-extrativistas
processo de extração e recursos naturais.

Como Citar

Oliveira, M. G., Araujo, C. S., & Santos, G. C. (2009). Construindo Caminhos Para a Valorização das Sementes de Andiroba (Carapa guianensis, Aublet) a partir da Integração Entre o Saber Local e a Pesquisa-formação-desenvolvimento, no Sudeste do Pará. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8702

Resumo

A integração entre o saber local com as atividades de pesquisa-formação-desenvolvimento foi realizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira, município de Nova Ipixuna – Sudeste do Pára. O presente trabalho teve como objetivo analisar essa integração. Na realização da pesquisa utilizou-se de observações participantes e conversas formais e formais. Os resultados mostraram que foi possível a adesão do que os pesquisadores propunham aos que os agricultores extrativistas almejavam. Construíram caminhos que nortearam o processo de utilização e valorização das sementes de andiroba, os quais constam: reuniões comunitárias participativas, sensibilização e formação da comunidade, inventários florestais, realização de mudanças no processo de extração do óleo de andiroba e organização do trabalho comunitário através da formalização de um grupo de interesse comum, para facilitar o gerenciamento das ações do manejo das sementes da andiroba.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.