Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes culturas de cobertura do solo na produção do feijoeiro comum em sistema convencional (SPC) e direto (SPD) de preparo de solo, sob sistema orgânico de produção. Foram utilizadas como plantas de cobertura do solo o guandu, a crotalária, a mucuna; o sorgo e o pousio (vegetação espontânea) como tratamentos controle. O delineamento experimental utilizado foi blocos inteiramente casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Foram avaliados o número de nódulos (NN), percentual de nódulos ativos (%NA), índice de área foliar (IAF) e a produtividade do feijoeiro comum. Todos os parâmetros estudados foram maiores em SPD. O efeito das culturas de cobertura do solo foi observado somente sob SPD, para o NN. A maior produtividade do feijoeiro comum foi obtida sob SPD.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.