Mercado institucional no Rio de Janeiro: modalidade de venda direta de produtos orgânicos por agricultores familiares.
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Palavras-chave

produtos orgânicos
compras governamentais
garantias orgânicas
custo de produção
preço de venda.

Como Citar

de Albuquerque Costa Fonseca, M. F., de Britto Ribeiro, C., & Ribeiro Rocha da Silva, G. (2009). Mercado institucional no Rio de Janeiro: modalidade de venda direta de produtos orgânicos por agricultores familiares. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8681

Resumo

A partir do referencial teórico da Sociologia Econômica, a pesquisa teve como objeto as relações sociais que contribuem para a construção do mercado institucional de produtos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro. Foi abordado por meio de estudos de caso de entrega de produtos convencionais e orgânicos que visaram: (1) contextualizar e caracterizar este canal responsável pelo escoamento de parte da produção familiar do estado; (2) analisar estratégias de acesso ao mercado institucional; (3) realizar levantamento de preço de venda, tipo produto, custo de produção e de avaliação da conformidade dos produtos orgânicos. De posse dos dados levantados foram realizadas 03 oficinas cujas discussões servem para políticas públicas. O estudo mostrou a possibilidade de geração de renda para agricultores familiares (orgânicos ou não) do Rio de Janeiro com aumento das compras governamentais e de emprego e renda para os jovens rurais, saídos das escolas técnicas agrícolas.
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