Resumo
A quantificação das alterações nos atributos do solo, decorrentes da intensificação de sistemas de uso e manejo, pode refletir o status ambiental ou a condição de sustentabilidade do ecossistema. O objetivo do trabalho foi verificar se existe diferença nas características biológicas, físicas e químicas do solo de um ambiente que sofreu um processo de degradação. A amostragem de solo ocorreu em um Argissolo Vermelho localizado no Acre, sob três tipos de cobertura do solo, floresta primária densa, pastagem e capoeira. Foram quantificados o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana e respiração basal do solo, determinadas a granulometria, a distribuição e estabilidade de agregados e realizadas determinações de N, Al, Ca e Mg trocáveis, e P, K e pH em água. Para tanto, utilizou-se a análise multivariada através da análise dos componentes principais. Os resultados mostraram que o pasto se diferenciou das áreas de floresta e capoeira, provavelmente, devido à serrapilheira depositada sobre o solo.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.