Influência das modificações da cobertura em algumas propriedades de solos do Acre
PDF

Palavras-chave

Indicadores de qualidade do solo
Matéria orgânica do solo
Estabilidade de agregados
Glomalina.

Como Citar

Zatorre, N. P., Teixeira, R. O., Felicio, N. C., França, A. F., Santos, G. A., Wadt, P. P., & Berbara, R. L. (2009). Influência das modificações da cobertura em algumas propriedades de solos do Acre. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8677

Resumo

A quantificação das alterações nos atributos do solo, decorrentes da intensificação de sistemas de uso e manejo, pode refletir o status ambiental ou a condição de sustentabilidade do ecossistema. O objetivo do trabalho foi verificar se existe diferença nas características biológicas, físicas e químicas do solo de um ambiente que sofreu um processo de degradação. A amostragem de solo ocorreu em um Argissolo Vermelho localizado no Acre, sob três tipos de cobertura do solo, floresta primária densa, pastagem e capoeira. Foram quantificados o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana e respiração basal do solo, determinadas a granulometria, a distribuição e estabilidade de agregados e realizadas determinações de N, Al, Ca e Mg trocáveis, e P, K e pH em água. Para tanto, utilizou-se a análise multivariada através da análise dos componentes principais. Os resultados mostraram que o pasto se diferenciou das áreas de floresta e capoeira, provavelmente, devido à serrapilheira depositada sobre o solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.