Efeito do Extrato de Crisântemo Sobre o Percevejo de Renda da Mandioca Vatiga manihotae (Hemiptera: Tingidae)
PDF

Palavras-chave

extratos vegetais
agroecologia
Manihot esculenta

Como Citar

Gazola, D., Bellon, P. P., Rheinheimer, A. R., Miranda, A. M., Scherer, W. A., Pietrowski, V., & Alves, L. F. A. (2009). Efeito do Extrato de Crisântemo Sobre o Percevejo de Renda da Mandioca Vatiga manihotae (Hemiptera: Tingidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8676

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do extrato de crisântemo sobre o percevejo de renda da mandioca. Foram realizados 6 tratamentos: testemunha (água destilada), água + álcool (4%) e o extrato de crisântemo nas concentrações de 0,5%, 1,0%, 2,0%, 4%. A aplicação dos produtos foi realizada na face abaxial das folhas com auxílio de bico pulverizador. Utilizaram-se quatro folhas por planta para infestação dos insetos, onde em duas delas acondicionaram-se 5 ninfas e nas outras acondicionaram-se 5 adultos. O experimento foi conduzido no delineamento experimental inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 12 repetições para cada tratamento, sendo cada folha considerada uma repetição. Com os resultados obtidos pode-se concluir que as diferentes concentrações utilizadas do extrato não diferiram entre si, não mostrando efeito sobre o percevejo de renda da mandioca.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.