Utilização De Extrato De Crisântemo No Controle Da Mosca-branca (Bemisia tuberculata Bondar) (Hemiptera: Aleyrodidae) Em Mandioca
PDF

Palavras-chave

Manihot esculenta.
planta inseticida.
produtos alternativos.

Como Citar

Monsani Miranda, A., Rheinheimer, A. R., Bellon, P. P., Pietrowski, V., Alves, L. F. A., Pinto Junior, A. S., Hachmann, T. L., & Scherer, W. A. (2009). Utilização De Extrato De Crisântemo No Controle Da Mosca-branca (Bemisia tuberculata Bondar) (Hemiptera: Aleyrodidae) Em Mandioca. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8671

Resumo

A mosca branca causa danos significativos na cultura da mandioca na região das Américas. Devido a isso, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o extrato de crisântemo em diferentes concentrações no controle de ninfas de Bemisia tuberculata. Flores de crisântemo foram picadas, usando-se 100 gramas de flores para 1000mL de álcool etílico. O extrato foi aplicado na face abaxial das folhas sobre as ninfas utilizando um bico pulverizador acoplado a um compressor de ar, anotando-se a mortalidade pelo período de dez dias. As diferentes concentrações de extrato de crisântemo não causaram mortalidade significativa.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.