Práticas de Agriculturas Sustentáveis em Comunidades Tradicionais na Área de Várzea em Parintins-Am
PDF

Palavras-chave

Práticas em Agroecologia

Como Citar

de Souza Maciel, R. . J., Aquino de Souza, S. G., & Lourenço, F. de S. (2009). Práticas de Agriculturas Sustentáveis em Comunidades Tradicionais na Área de Várzea em Parintins-Am. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8667

Resumo

Este trabalho caracterizou as práticas que são utilizadas no manejo dos recursos naturais no ecossistema de várzea do Município de Parintins-AM. Para a coleta de informações do trabalho foram entrevistados oito agricultores de duas comunidades da região, conhecida como Paraná de Parintins, sendo aplicados questionários semi-estruturados e visitas nas áreas de cultivo. Por meio dos dados e observações foi verificado o uso de várias práticas de agriculturas consideradas de base sustentáveis no sistema de produção da agricultura tradicional. Dentre outras práticas destacam-se: o manejo alternativo de pragas, o plantio consorciado e o manejo da matéria orgânica do solo. Assim pode-se considerar que as práticas adotadas no sistema de plantio podem ser consideradas de base agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.