Influência De Diferentes Adubos Foliares Na Produtividade Do Feijoeiro Desenvolvido Sob Uma Perspectiva Agroecológica
PDF

Palavras-chave

Agricultura orgânica
Adubação foliar
Feijão (Phaseolus vulgaris).

Como Citar

Plucinski Filho, L. C., Godoy, W. I., Cieslik, L. F., & Pagliosa, E. S. (2009). Influência De Diferentes Adubos Foliares Na Produtividade Do Feijoeiro Desenvolvido Sob Uma Perspectiva Agroecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8666

Resumo

No presente trabalho, objetivou-se avaliar o uso de diferentes adubos foliares sob o desempenho produtivo da cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L), desenvolvido sob uma perspectiva agroecológica de produção. O experimento foi desenvolvido a campo em Latossolo Vermelho distrófico típico, no município de Pato Branco (PR). Sendo os tratamentos formados pelos diferentes adubos foliares (Aminon 25®, Super Magro e Uréia) em dois níveis de concentração (Dose recomendada e duas vezes a dose recomendada), além de uma testemunha isenta de adubação foliar. As aplicações foram realizadas em dois períodos (3ª folha desenvolvida e pré-floração). Avaliaram-se a produtividade (Kg ha-1) e o peso de mil grãos (g). A adubação foliar com Aminon 25®, com dosagem superior à recomendada apresentou significativo aumento na produtividade do feijão, entretanto o uso de altas concentrações de uréia pode ocasionar aumento da fitotoxicidade sobre a cultura e diminuição do rendimento da mesma. Com relação ao peso das sementes, não foi observado alteração conforme o adubo foliar aplicado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.