Plantas úteis nos Quintais das Comunidades Ribeirinhas Julião e Agrovila - Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé - Amazônia Central
PDF

Palavras-chave

Agricultura familiar
recursos vegetais
ribeirinhos

Como Citar

Souza, C. V., & Scudeller, V. V. (2009). Plantas úteis nos Quintais das Comunidades Ribeirinhas Julião e Agrovila - Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé - Amazônia Central. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8658

Resumo

Na Amazônia existem diversos sistemas de produção e de uso da terra que foram desenvolvidos ao longo de muitos anos por comunidades indígenas e caboclas, principalmente para fins de subsistência, sendo um desses sistemas representado pelos quintais. Os quintais são constituídos por unidades produtivas manejadas e representam locais cruciais para o cultivo, proteção e seleção de muitas plantas reconhecidas como úteis. O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de plantas úteis nos quintais de duas comunidades ribeirinhas amazônicas e baseou-se na realização de entrevistas semi-estruturadas e turnês-guiadas junto aos moradores. Observou-se nos 14 quintais estudados a ocorrência de 112 espécies pertencentes a 53 famílias tendo Arecaceae se destacado em número de espécies. Constatou-se que 70,52% das espécies são usadas na alimentação, 21,42% como medicinais e 13,39% como ornamentais. O índice de diversidade de Shannon-Wiener foi de 1,9082 na Julião e 1,7778 na Agrovila.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.