Etnoconservação e a contribuição do Enfoque Agroecológico
PDF

Palavras-chave

Populações tradicionais
unidades de conservação
agroecologia

Como Citar

Baggio Carrocci, J., Conceição Márquez Piña-Rodrigues, F., & Grilo, R. (2009). Etnoconservação e a contribuição do Enfoque Agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8651

Resumo

Nas últimas décadas vem sendo construída uma nova ciência e prática da conservação, denominada Etnoconservação, como resultado da constatação das incongruências das teorias conservacionistas. Assim essa nova ciência surgiu em contraposição ao paradigma cartesiano conservacionista, o qual tem sido a principal causa de insucesso das áreas protegidas. Dessa forma analisou-se à luz da etnoconservação a contribuição do enfoque agroecológico para a conservação, concluindo-se que a agroecologia, enquanto ciência transdisciplinar, partindo de uma visão holística e abordagem sistêmica tem a potencialidade para constituir a base de um novo paradigma de desenvolvimento rural sustentável em unidades de conservação, contribuindo para a conservação ambiental e sociocultural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.