Indicadores Ecológicos de Sustentabilidade de Unidades de Produção Agrícola do Assentamento Facão – Cáceres, MT, Brasil
PDF

Palavras-chave

Fertilidade do solo
assentamento rural
indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas
metodologia Mesmis
agricultura familiar

Como Citar

de Castro, F. P., de Almeida Theodoro, V. C., & Hiroshi Aburaya, F. (2009). Indicadores Ecológicos de Sustentabilidade de Unidades de Produção Agrícola do Assentamento Facão – Cáceres, MT, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8648

Resumo

A dimensão ecológica de dez unidades de produção agrícola foi estudada nesse trabalho através da coleta de indicadores ecológicos no Assentamento do Facão, Cáceres, MT. Foi utilizada uma metodologia de análise da sustentabilidade de agroecossistemas (Mesmis) sendo aplicados questionários contendo onze indicadores aos quais foram atribuídas notas entre zero e dez. Foi realizada a análise química da fertilidade do solo, cujos parâmetros foram adaptados como indicadores ecológicos de acordo com a metodologia Mesmis. A tabulação dos questionários e a elaboração dos gráficos com agregação dos resultados foram realizadas com a construção de uma planilha no Microsoft Excel. Foi possível a detecção dos pontos críticos que afetam o ideal de sustentabilidade como o desmatamento das áreas de preservação, o uso de agrotóxicos e a falta de diversidade de técnicas alternativas que podem estar afetando a disponibilidade de alguns nutrientes no solo, como o P, o S, Cu e B.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.