Caracterização do Sistema de Produção das Famílias do Reassentamento Rural Piabanha I, São Salvador do Tocantins-TO
PDF

Palavras-chave

Reassentamentos
sistemas produtivos
impacto de usinas hidrelétricas

Como Citar

da Silva, J. C., dos Santos, P. M., Silveira, M. C., Tschoeke, P. H., & Leite, P. J. B. (2009). Caracterização do Sistema de Produção das Famílias do Reassentamento Rural Piabanha I, São Salvador do Tocantins-TO. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8643

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar a situação atual das famílias do Reassentamento Piabanha I com a da área de origem em relação ao sistema produtivo. Realizou-se uma análise descritiva temporal com a coleta de dados junto a 21 famílias, utilizando-se questionários estruturados e semi-estruturados aplicados de 2005 a 2007. Houve incorporação no uso de maquinários e insumos para os cultivos de subsistência. No sistema de criação, ocorreu aumento da porcentagem de famílias que passaram a ter criações, além da diversificação de animais criados, entretanto com o mesmo sistema de criação anterior. Concluiu-se que não houve diferenças significativas no sistema de produção adotado pelas famílias já que elas não cultivaram toda a área aberta pela empresa e não alteraram seu objetivo de produção, que é a subsistência.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.