Horta: Uma Vivência de Educação e Sustentabilidade Ambiental
PDF

Palavras-chave

Educação Ambiental. Transdisciplinaridade. Ecologia

Como Citar

Feitosa, M. A. M. (2009). Horta: Uma Vivência de Educação e Sustentabilidade Ambiental. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8637

Resumo

O artigo relata a percepção da relação harmoniosa da produção num sistema agroecologico e a prática da Educação Ambiental crítica-transformadora, desenvolvida a partir de experiência do plantio de uma horta realizada por alunos de uma escola rural e auxiliada por seus professores. O diagnóstico se deu, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar e direcionada para um mesmo objetivo: cuidar do hábitat. Percebemos que, o cuidado com a horta vem restabelecendo a conexão dos educandos com o conhecimento sobre alimentação e aprimorando a formação para a vida, passando a ser um objeto de conscientização socioambiental dos sujeitos envolvidos. O alimento plantado e colhido vem dando um novo sentido aquela comunidade. Os alunos vêm aprendendo mais que conteúdos, como: germinação, higiene, quantidade, peso e medidas, formas e cores, construção de palavras, separação de sílabas, poemas, poesias, história da família, espaço, tempo, dentre outros. Passaram a compreender o sentido da existência no “Planeta Vida” (terra).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.