Identificação de Mudanças no Padrão Alimentar das Famílias do Reassentamento Rural Piabanha I, São Salvador do Tocantins
PDF

Palavras-chave

padrão alimentar
impactos sociais
reassentamentos rurais

Como Citar

da Silva, J. C., dos Santos, P. M., Silveira, M. C., Tschoeke, P. H., & Leite, P. J. B. (2009). Identificação de Mudanças no Padrão Alimentar das Famílias do Reassentamento Rural Piabanha I, São Salvador do Tocantins. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8636

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar o padrão alimentar da população reassentada nos anos de 2005, quando estavam na área de origem a 2008, quando já estavam há três anos reassentadas. Realizou-se uma análise descritiva temporal com a coleta de dados junto a 26 famílias, utilizando-se questionários estruturados e semi-estruturados aplicados de 2005 a 2008. Observou-se que houve aumento de famílias consumidoras de produtos que dependem de refrigeração. Nota-se que houve alterações nos tipos de alimentos consumidos e na porcentagem de famílias consumidoras. Houve redução da porcentagem de famílias que consome diariamente feijão, farinha de mandioca, carne de aves e ovos e aumento dos que consomem leite, carne bovina, leite, frutas e verduras. Concluiu-se que houve alteração do padrão alimentar, sem entretanto haver prejuízo na alimentação básica das famílias de agricultores familiares.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.