Calagem e adubação para a produção de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) de base agroecológica
PDF

Palavras-chave

Fragaria x ananassa Duch
timbó
fosfato natural
pó de basalto

Como Citar

Zanão Júnior, L. A., Borszowskei, P. R., Radomski, M. I., & dos Santos, R. O. (2009). Calagem e adubação para a produção de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) de base agroecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8635

Resumo

O experimento foi conduzido em uma propriedade de um regime de agricultura familiar, na Região Centro-Sul do Paraná, município de Rio Azul. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 2x3, sendo a aplicação ou não de calcário e três produtos utilizados em agricultura de base agroecológica na adubação do morangueiro: timbó, fosfato natural e pó de basalto. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com seis repetições. Foi avaliada a produção de frutos em cada parcela experimental. A cultivar de morangueiro utilizada foi a Camino Real. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5 %. Verificou-se que a prática da calagem foi importante, pois aumentou a produção de frutos. No que se refere à adubação, o timbó foi o produto que proporcionou maior produção de morangos e o pó de basalto, a menor.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.