Efeito inseticida de extrato de cinamomo e macela em pulgão Aphis gossypii (Hemiptera: Aphididae)
PDF

Palavras-chave

Anthemis nobilis L.
Melia azedarach
Azadiractina
Anthemis nobilis.

Como Citar

Schuster, M. Z., Rohde, C., Broetto, D., & Szymczak, L. S. (2009). Efeito inseticida de extrato de cinamomo e macela em pulgão Aphis gossypii (Hemiptera: Aphididae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8625

Resumo

Os pulgões causam grandes danos à cultura do pepino, pois se alimentam sugando a seiva, são vetores de viroses e favorecem o desenvolvimento da fumagina (Capnodium spp.). Os extratos de plantas podem ser uma alternativa viável para o controle dessa praga, causando um menor impacto no meio ambiente quando comparado aos defensivos químicos convencionais. O presente trabalho objetivou testar extratos a partir de plantas de cinamomo (Melia azedarach) e macela (Anthemis nobilis). O experimento foi organizado em forma de 5 tratamentos com 4 repetições. Cada repetição foi constituída de uma placa de Petri com uma folha contendo 10 pulgões. Os extratos de cinamomo apresentaram a melhor eficiência, ocorrendo à morte de 92,5% dos pulgões, já a folha da macela causou apenas 10% da morte dos pulgões.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.