Utilização de Cinza, Oriunda da Queima do Bagaço da Cana de Açúcar, como Insumo para Produção de Alimentos e Preservação do Meio Ambiente.
PDF

Palavras-chave

latossolo
milho
adubação química
calagem/Agrossistemas e Produção Vegetal

Como Citar

Feitosa, D. G., Maltoni, K. L., & Silva, I. P. F. (2009). Utilização de Cinza, Oriunda da Queima do Bagaço da Cana de Açúcar, como Insumo para Produção de Alimentos e Preservação do Meio Ambiente. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8624

Resumo

O crescimento da produção de álcool e da co-geração de energia, aumentou a produção de cinzas, oriundas da queima do bagaço de cana de açúcar. A utilização destas cinzas precisa ser definida, para agregar valor ao processo produtivo e preservar o ambiente. Deste modo a presente pesquisa foi conduzida, em cultivo protegido, para avaliar as possibilidades de uso da cinza como substituta parcial ou total da adubação química, na produção de milho, definindo as doses adequadas para uso na agricultura e preservando as condições ambientais. Ao final do experimento verifica-se que a cinza pode substituir a adubação química na produção de milho de forma satisfatória, quando se aplica doses de 60 a 90t ha-1.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.