Calcário e Fosfato Natural na Construção da Fertilidade do Solo
PDF

Palavras-chave

fertilidade de solos
fosfato natural
adubos verdes

Como Citar

Skóra Neto, F., & Campos, A. C. (2009). Calcário e Fosfato Natural na Construção da Fertilidade do Solo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8619

Resumo

Fosfato natural e calcário são formas de adubação utilizadas em agricultura ecológica para melhoria da fertilidade dos solos. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito desses fatores em um Cambissolo de baixa fertilidade natural num esquema de rotação de culturas com adubos verdes. Os tratamentos constaram de: 1) testemunha, 2) fosfato natural Alvorada (1.000 kg ha-1), 3) calcário dolomítico (6.400 kg ha-1, dose de 50% do recomendado para saturação de bases a 70%), 4) fosfato natural Alvorada (1.000 kg ha-1 ) mais calcário (6.400 kg ha-1) e 5) fosfato natural Arad (1.000 kg ha-1). Foram avaliados a produção de matéria seca pelos adubos verdes, o rendimento das culturas e as variações nas características químicas do solo. Sem a correção da acidez e adição de fósforo, a produção de massa seca e rendimento das culturas foram muito baixos. O fosfato natural Arad foi a fonte de fósforo com melhor resposta.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.