Grupo Yebá Ervas & Matos: Instrumento Para a Construção do Conhecimento e Formação do Profissional Agroecológico
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Grupo de extensão
UFLA
Sistemas Agroflorestais
Plantas Medicinais.

Como Citar

Stockmann, R., Gonçalves, A. C., & Pereira Vieira, A. (2009). Grupo Yebá Ervas & Matos: Instrumento Para a Construção do Conhecimento e Formação do Profissional Agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8613

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo sistematizar as atividades do grupo de extensão Yebá Ervas&Matos da Universidade Federal de Lavras, desde o registro de inicio até os dias atuais. As áreas temáticas trabalhadas foram: Agroecologia, Educação Ambiental, Plantas Medicinais, Alimentação Natural e Sistemas Agroflorestais. Considera-se uma tarefa relevante para o grupo, pois sistematiza uma história de vivência, aprendizados e ensinamentos. As atividades foram divididas em quatro categorias: extensão, mutirões, construção do conhecimento e publicações científicas geradas pelas atividades do grupo. Observou-se que a distribuição das atividades entre as categorias citadas superou as expectativas durante o trabalho, o que comprova a eficiência do mesmo em atuar dentro de suas áreas temáticas com as atividades práticas e de formação, de forma inovadora a repassar sua experiência para o meio acadêmico e também para a comunidade em que está envolvido. No ano de 2009, as áreas do Grupo vêm sendo reivindicadas pela reitoria da UFLA para o uso em outras atividades desvinculadas da agroecologia. Procuramos aqui caracterizar a atuação do grupo, suas atividades ao longo de quase três décadas na prática da extensão, pesquisa e ensino de forma a vizibilizar e contrapor a atual reivindicação.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.