Sobrevivência de Ninfas de Podisus nigrispinus Quando Expostas a Extratos de Neem e Cinamomo
PDF

Palavras-chave

extratos vegetais
Melia azedaracach
Azadirachta indica.

Como Citar

Maria de Carvalho, J. (2009). Sobrevivência de Ninfas de Podisus nigrispinus Quando Expostas a Extratos de Neem e Cinamomo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8606

Resumo

Na Tribo Asopinae vários espécies de percevejo são predadores e considerados de grande utilidade no controle biológico. Este trabalho objetivou avaliar o efeito dos extratos de neem e cinamomo na biologia de Podisus nigrispinus. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. Cada repetição foi constituída por sete ninfas de P. nigrispinus de segundo instar, e foram acondicionadas, em placas de Petri. Receberam como alimento larvas de Tenebrio molitor e um chumaço de algodão embebido em água destilada para manutenção da umidade e fornecimento de água. Os extratos foram feitos utilizando folhas e sementes das plantas, macerados. Estes foram colocados em água destilada por 24 horas e depois coados e utilizados nos experimentos. O tratamento com o cinamomo mesmo apresentando mortalidade, ainda foi menor quando comparada aos tratamentos em que se usou o neem. A sobrevivência foi significativamente menor em relação ao controle nos dois tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.