Projeto Policultura no Semi-Árido
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Desenvolvimento Rural
Segurança Alimentar

Como Citar

Del Arco Sanches, C. (2009). Projeto Policultura no Semi-Árido. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8602

Resumo

Há quase uma década o projeto Policultura no Semi-Árido (PSA) vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Permacultura da Bahia em quatro municípios baianos. Ganhador de vários prêmios e certificado como Tecnologia Social, o PSA gerou processos de aprendizagem e transformação não somente dos sistemas locais de produção, mas também das relações sociais. Está fundamentado nos princípios da agroecologia e da permacultura. Durante o processo vasto conhecimento foi construído e muitas lições foram aprendidas. Os erros tornaram-se alternativas acessíveis para os futuros acertos. A progressão da participação contribuiu sobremaneira para a evolução do programa e alcance dos resultados. A iniciativa alcançou 750 famílias em 65 comunidades rurais. Esta em fase de finalização, e encerrará com 10 anos no final de 2009. Os resultados alcançados comprovaram que o semi-árido é um local rico e abundante, onde é possível ter boa qualidade de vida. A iniciativa foi eficaz no combate ao mito do sertão miserável.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.