Sítio Camponês: Um Sistema Ecológico para Produção de Alimentos na Região Canavieira Pernambucana
PDF

Palavras-chave

Campesinato
biodiversidade
auto-consumo

Como Citar

Figueiredo, M. A. B. F. M. F., Tavares de Lima, J. R., & Guzmán, E. S. (2009). Sítio Camponês: Um Sistema Ecológico para Produção de Alimentos na Região Canavieira Pernambucana. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8585

Resumo

A região de Mata Atlântica pernambucana também conhecida como Zona Canavieira é uma faixa de terra úmida e costeira que ocupa menos de 10% do território do Estado. Esta é caracterizada por uma conflitividade agrária histórica, sendo palco de tensões sociais entre modelos de apropriação dos recursos naturais. O sítio camponês, um estilo de agricultura ecológica, está vinculado à tradição das experiências indígenas e quilombolas de resistência ao modelo monocultural e eurocêntrico (Shiva, 2003). da cana de açúcar. Nestes etnoagroecossistemas os camponeses manejam a biodiversidade com a finalidade de obter uma produção diversificada e permanente orientada para a reprodução social, opondo-se ao modelo capitalista do latifúndio canavieiro, artificializado e dependente de insumos externos. Ao contrário disto, os camponeses potencializaram os recursos renováveis para responder a crise de alimentos gerada pelo latifúndio canavieiro. Desde esta perspectiva, os sítios, desenvolvidos a partir dos conhecimentos tradicionais, se constituíram em lugares de morada e trabalho para famílias camponesas. Prioritariamente voltados à produção de alimentos e outros produtos de valor de uso, destinados ao auto-consumo e mercado local.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.