Agrofloresta sucessional: perspectivas e desafios para a extensão rural
PDF

Palavras-chave

sistemas agroflorestais
extensão rural

Como Citar

Moura, M. R. H., Peneireiro, F. M., Carneiro, R. G., & Durães, C. V. (2009). Agrofloresta sucessional: perspectivas e desafios para a extensão rural. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8580

Resumo

A partir de experiências de profissionais que têm atuado com assistência técnica e extensão rural (ATER) relacionada a sistemas agroflorestais (SAFs) na perspectiva da transição agroecológica, procurou-se fazer uma reflexão sobre a atuação do extensionista. As percepções, interpretações e reflexões foram resultantes dos projetos implantados na área rural do Distrito Federal e entorno. Com base em metodologias participativas, construtivistas e de pesquisa-ação foram implantadas áreas experimentais, durante processo de capacitação. Estas ações vieram a partir de demandas dos próprios agricultores, por causa dos problemas enfrentados nos monocultivos. Neste contexto surgem novos desafios para a ATER, entre eles, a mudança de paradigmas culturais e técnicos, tanto para extensionistas como para os agricultores, a realização de uma educação continuada e construtivista, com desenhos de SAFs que possibilitem escala na produção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.