Manejo Agroecológico de Carrapato com a Utilização de Preparados Homeopáticos em Assentamento de Reforma Agrária.
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Homeopatia
Sanidade animal.

Como Citar

Hermsdorff das Neves, H., & Ferreira da Mata, M. G. (2009). Manejo Agroecológico de Carrapato com a Utilização de Preparados Homeopáticos em Assentamento de Reforma Agrária. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8560

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no Assentamento Oziel Alves Pereira, Minas Gerais. Partiu da necessidade de se construir experiências na produção de leite baseada nos princípios agroecológicos. Testou-se o controle de carrapatos com homeopatia. Utilizou-se nosódios produzidos no assentamento e fornecidos aos animais no sal. Realizou-se a contagem de teleóginas em dois grupos de bovinos. Um grupo utilizou da Homeopatia (H) e um grupo realizou o controle convencional (NH). Resultados apontam que a população de teleóginas foi menor no grupo NH. Porém ambos apresentaram queda na população, o grupo H com queda de 55% e NH 52%. A população de carrapatos é determinada fundamentalmente pelas características genéticas do rebanho. A sustentabilidade e a construção dos agroecossistemas passam pela internalização dos princípios da agroecologia. A homeopatia é mais um instrumento para trabalhar o agroecossistema. Não pode ser utilizada somente como fonte de substituição de insumos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.