Germinação e Vigor de Sementes de Brócolos Sob Influência dos Diferentes Substratos.
PDF

Palavras-chave

Brassica oleracea
germinação
substrato

Como Citar

Carlos Lopes, J., Mauri, J., & Rocha de Freitas, A. (2009). Germinação e Vigor de Sementes de Brócolos Sob Influência dos Diferentes Substratos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8558

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos diferentes substratos na germinação e no desenvolvimento de plântulas de brócolos. Os tratamentos foram constituídos por diferentes substratos Plantmax®, Bioplant® e solo+areia+esterco, sendo após a semeadura mantidos em câmara de germinação do tipo BOD, regulada à temperatura alternada de 20-30°C. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes por substrato. O substrato Bioplant® obteve 76% de emergência das sementes, sendo que o Plantmax® resultou em 73% e o composto de solo+areia+esterco com 60% de emergência. Com exceção da massa fresca da raiz, o substrato composto por solo+areia+esterco proporcionou às plântulas melhores condições para o desenvolvimento. Para a germinação e velocidade de germinação recomenda-se o uso dos substratos Bioplant® e Plantmax®. Todavia, o composto de solo+areia+esterco proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento inicial das plântulas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.