Uso da Homeopatia para controle parasitário em ovinos

Palavras-chave

Cinnamomum
Agroecologia
Trichostrongilídeos.

Como Citar

S. Cerdeiro, A. P., Ciffoni, E. M. G., Richter, E. M., Szlanda, A. R., Almeida, R. O., Ribas, J. L., Schafhauser, E., Raschelli, D. L., & Oliveira, C. N. (2009). Uso da Homeopatia para controle parasitário em ovinos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8553

Resumo

O uso de quimioterápicos para controle de verminose ovina é uma prática comum para criadores dessa espécie. Porém, além de gerar resíduos na carne e demais produtos de origem animal, tais medicamentos ainda provocam resistência parasitária, a principal causa de morte nos rebanhos de pequenos ruminantes. Esta experiência visou apresentar soluções alternativas para controle parasitário em ovinos, em especial no uso do medicamento homeopático Cinnamomum CH30 (XXX∕100ml), na dose de 1 ml, via oral, durante 5 dias, nos animais que apresentaram grau 3 a partir dos princípios do método FAMACHA® . A eficácia foi notada com base na ação específica (anti-helmíntica), associada a contagem de OPG em 21 ovelhas, sob o sistema de pastoreio associado ao plantio de espécies arbóreas no piquete (silvipastoril), naturalmente infectadas, localizadas no Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, no município de Pinhas, PR. Verificou-se eficácia na redução de OPG.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.